O Pilates está fazendo um grande sucesso entre as celebridades e vem ganhando cada vez mais adeptos. Ele representa uma alternativa para as pessoas que não gostam do ambiente de academia, por exemplo. O método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates e se destaca com exercícios de baixo impacto e de poucas repetições, proporcionando menor desgaste das articulações e músculos. Essa característica torna o Pilates uma atividade praticável desde atletas a pessoas sedentárias, de todas as idades e inclusive para quem sofre de problemas musculares ou ósseos.
É importante que os exercícios sejam conduzidos por um profissional de Fisioterapia ou Educação Física. O Fisioterapeuta é importante nos casos em que as pessoas possuem algum problema, como hérnia de disco. Ele irá conduzir as atividades de modo que não prejudique e, mais que isso, ajude a melhorar a dor no local.
Mas, afinal, o Pilates emagrece ou não?
O Pilates pode ajudar você a perder peso. O método sozinho não faz milagres nesse sentido e nem fará você emagrecer muito em um período curto de tempo. Porém, se associado a uma dieta equilibrada e exercícios aeróbicos, o resultados podem ser surpreendentes. Outro fator que podemos destacar é que o Pilates proporciona o ganho de massa muscular – não tanto quanto na academia – mas esse ganho potencializa a queima de gorduras. O trabalho de resistência para aumentar a força é grande, acelerando o metabolismo.
Outro detalhe importante é que a prática melhora a postura. Quando você se olha no espelho com uma postura mais ereta, certamente se sente mais magro. O método trabalha o centro de força do corpo e todos os exercícios focam no alinhamento postural, dando um gás também na sua autoestima.
E quais os outros benefícios do Pilates?
Conheça os benefícios que o Pilates traz para a sua vida e entenda por que o método se tornou tão famoso:
– Aumento da resistência física e mental
– Um ótimo meio de se obter uma barriga lisa
– Melhora a postura e deixa o corpo esguio
– Alívio das dores nas costas
– Proporciona fortalecimento dos músculos
– Aumento de flexibilidade e equilíbrio
– Alivia o stress e a ansiedade
– Exercita os músculos pélvicos
– Melhora a coordenação motora
– Trabalha o corpo como um todo
– Melhora a circulação sanguínea
– Ajuda você a dormir melhor
Perguntas comuns sobre o Pilates
– Qual a diferença entre o Pilates e a musculação?
A resistência do Pilates é feita com molas ou o peso do próprio corpo. A musculação utiliza os pesos e os movimentos são mais rápidos. No Pilates há mais controle dos movimentos. O resultado é o ganho de tonificação no Pilates e a hipertrofia na musculação.
– Quantas vezes por semana devo praticar o Pilates?
O ideal é que a atividade seja praticada de duas a três vezes por semana. Mas mesmo quem pratica apenas uma vez na semana já percebe os resultados.
– Qualquer pessoa pode fazer Pilates?
O Pilates é indicado para todos, inclusive mulheres grávidas, idosos, cardíacos ou pessoas com outras doenças graves. É claro que, nesses casos, é necessária a autorização médica para a prática da atividade e um acompanhamento especial.
Com tantos benefícios, fica difícil resistir ao Pilates. O método está se popularizando e o preço, antes muito alto, está abaixando. Não se esquece de verificar se o local é adequado e os professores especializados.
Dúvidas ou sugestões? Utilize os comentários. E curta a fanpage do Dicas de Dieta na barra lateral do site.