Pipoca Engorda?

A pipoca é um daqueles alimentos típicos que dão água na boca assim quando comentados.

Porém como é consumido e grande quantidade provoca nas pessoas o medo de engordar e no artigo de hoje vamos responder essas questão.

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

Pipoca realmente engorda?

Proveniente da variedade milho-pipoca, esse alimento é consumido após ser aquecido, transformando os grãos em um alimento saboroso e bastante popular, tradicionalmente feito como um lanche para a tarde.

Consumida sem qualquer aditivo, a pipoca é um alimento de baixa caloria e pode ser saudável para quem procura emagrecer, por sua quantidade elevada de fibras.

Pipoca engorda?Benefícios do milho e como utilizar a pipoca para fins de emagrecimento

O milho é considerado uma leguminosa, rica em carboidratos. É livre de glúten e possui benefícios para o organismo, tais como:

  • Ajuda a regular o intestino, prevenindo a prisão de ventre;
  • Previne problemas cardíacos;
  • Reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo;
  • Controla o açúcar no sangue; e
  • Protege as células.

A pipoca em si contém antioxidantes, prevenindo – como o milho – doenças cardíacas e até câncer. Esses antioxidantes também contribuem para a saúde dos olhos – prevenindo a catarata – e degeneração muscular.

Pipoca e a nossa saúde

Além disso, tem como característica os polifenóis, substância química conhecida pelo auxílio que fornece ao neutralizar radicais livres, esses sendo os causadores do envelhecimento rápido e danificadores de células.

Portanto, a pipoca em si, como alimento, não engorda e faz bem para a saúde. A precaução toda deve permanecer em qualquer aditivo ou cobertura que são escolhidas para dar mais sabor na hora do consumo.

A melhor forma de fazer a pipoca é a feita em panela com apenas umas gotas de azeite para fazê-las estourar ou aquecida no micro-ondas.

Verdades, mitos e cuidados

A primeira regra do emagrecimento é ingerir menos calorias do que costuma-se gastar ao longo do dia. E a pipoca se torna um excelente aliado para lanches, pois possui poucas calorias (1 xícara equivale a 30 calorias, apenas).

Utilizá-lo como lanche, além de ajudar na perda de peso, substitui outros alimentos mais calóricos que provavelmente seriam ingeridos em seu lugar.

Frequência de consumo de pipoca

Não deve-se consumir pipoca todos os dias. O emagrecimento – principalmente com saúde – vem de uma dieta equilibrada, por isso, é essencial manter uma ingestão correta de todos os nutrientes, vitaminas e minerais para o corpo manter-se em funcionamento.

Substituta de refeição?

A pipoca, apesar de todas suas qualidades, é recomendada apenas como um lanche – alternando com outros alimentos para manter uma vida proveitosa. Quando for consumida, o ideal é 20 gramas da mesma, o que equivale a 1 ½ xícara.

Como comentado anteriormente, a pipoca deve ser considerada um lanche para a tarde, por exemplo, por seus antioxidantes, porém não pode ser usada como almoço ou janta. Isso atrapalha todo o desenvolvimento do corpo e no processo de emagrecimento.

Uso de sal

Controle no sal e posto em pouca quantidade – é uma opção saudável e saborosa.

Pipoca de micro-ondas

A pipoca adquirida em mercados e aquecidas no micro-ondas possuem uma excessiva quantidade de sódio e conservantes, o que a torna super calórica.

Pipoca doce engorda mais que a salgada

A pipoca doce engorda mais que a salgada, pois tem mais açúcar (o que prejudica a saúde) e por isso não ajuda no emagrecimento.

Consumo de pipoca

Assim como outros alimentos que, por mais que possuam uma abundância de vantagens para o organismo e até auxiliam no emagrecimento, a pipoca acaba se tornando uma inimiga ao corpo se prepara com manteiga, óleo ou com muito sal.

Muitas pessoas não veem a vantagem do consumo da pipoca e a usam de maneira errônea, acrescentando leite condensado ou chocolate. O valor calórico desta torna-se um exagero e pode sim auxiliar no ganho de peso.

Quem não consegue comer a pipoca pura, pode utilizar temperos saudáveis para dar um gosto diferenciado. Pimenta, canela ou ervas são exemplos mais adequados, onde não trarão malefícios para o organismo.

Esse foi o nosso artigo respondendo se a pipoca engorda ou emagrece e como consumir pipoca. Gostou do artigo? Compartilhe

Descubra também:

Cerveja engorda?

Açaí engorda?

Tapioca engorda ou emagrece?

Melancia engorda ou emagrece?

Banana engorda ou emagrece?

Batata-doce engorda?

Granola engorda ou emagrece?

Leave a Reply