No artigo de hoje vamos falar sobre a sibutramina, um remédio que ajuda a emagrecer que se tornou um assunto bastante polêmico nos últimos tempos.
Os efeitos adversos que remédios do tipo anorexígenos fez com que a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) proibisse vários deles, a sibutramina não foi proibida, mas teve sua venda restringida, se tornando um dos poucos remédios para emagrecer do tipo anorexígeno que pode ser receitado pelos médicos.
O que é a sibutramina?
A sibutramina também conhecida como cloridrato de sibutramina é um remédio utilizado com o objetivo de emagrecer, sendo ingerido via oral e normalmente receitado para o tratamento de pessoas obesas.
O remédio sibutramina é encontrado nas seguintes dosagens:
- Sibutramina 10mg
- Sibutramina 15mg
Você pode encontrar a sibutramina nos nomes comerciais de Meridia, Reductil, Sibutral, Plenty, Saciette, Biomag e Vazy.
O efeito da sibutramina acontece no hipotálamo, responsável no cérebro por controlar a fome e a ansiedade, sendo assim um remédio que modera o apetite.
Porém existem diversos efeitos que são atribuídos a esse remédio como sendo perigoso igual outros anorexígenos, além de coisas como antidepressivo, causador de dependência e que funciona absorvendo gorduras, porém todos esses efeitos não são reais.
Antes de ir atrás de remédios, você precisa tentar emagrecer de uma maneira mais saudável , como uma alimentação estratégica como ensinado no livro do Dr. Rocha.
A sibutramina emagrece?
Como a sibutramina tem ação direta em nosso sistema nervoso central, afetando assim dois de nossos neurotransmissores, a serotonina e a noredralina, a primeira é responsável pela saciedade e a segunda pelo apetite.
Essa combinação faz com que a pessoa sinta menos fome e aumenta nosso gasto de calorias. A sibutramina ocupa o lugar dos dois neurotransmissores e não deixando que eles passem aos neurônios.
A dosagem máxima permitida pela ANVISA é de 15mg, e quando comprada na farmácia, a receita ficará retida de acordo com a lei.
Esse remédio para emagrecer é indicado a pessoas obesas, ou seja, com IMC (calcule seu IMC em nossa fan page) acima de 30, índice de massa este associado a diversas doenças como hipertensão e diabetes. Muitas pessoas que tentaram diversos tipos de dietas, e não conseguiram resultados se rendem ao uso do remédio.
Para efeitos saudáveis a sibutramina não pode ser vendida sem uma prescrição médica, e o uso do remédio deve ser acompanhado pela prática regular de exercícios físicos e uma reeducação alimentar, já que muitas pessoas que emagrecem com o uso do remédio voltam a engordar depois que param de ingerir a sibutramina.
Cuidados com a sibutramina
Existem contra-indicações e efeitos colaterais no uso de sibutramina listados abaixo.
Contra-indicações da sibutramina
- Bulimia, anorexia e depressão;
- Tratamentos com outros inibidores ou antidepressivos;
- Hipertensão arterial e/ou pulmonar;
- Doenças coronárias;
- Hipertiroidismo;
- Mulheres grávidas ou lactantes
Efeitos Colaterais da Sibutramina
- Boca seca;
- Náusea;
- Gosto estranho na boca;
- Estômago irritado;
- Constipação;
- Insônia ou sonolência;
- Tontura;
- Dores menstruais, de cabeça e/ou articulações;
- Elevação da pressão sanguínea.
Matéria do fantástico sobre a polêmica dos remédios de emagrecer
Dúvidas sobre a sibutramina
1. Existe diferença entre Sibutramina industrializada e manipulada?
A principal diferença é que a sibutramina manipulada pode ser misturada com outras substâncias, o que não é recomendado e pode fazer mal saúde dependendo de quais substâncias e de sua procedência. Já a sibutramina industrializada é mais indicada por causa do controle de qualidade a que é submetida.
2. A Sibutramina e outras substâncias podem ser misturadas?
Não é uma prática muito comum, mas alguns médicos indicam a mistura de sibutramina com outras substâncias, como as anfetaminas, porém apenas em casos extremos e com prescrição médica.
3. Há problemas em consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento com Sibutramina?
Sim, você não deve tomar bebidas alcoólicas enquanto toma sibutramina, já que é o remédio tem ação neurológica, o consumo do álcool provoca efeitos adversos e corta os efeitos da sibutramina.
4. Mulheres gestantes podem tomar sibutramina?
É proibido que mulheres grávida usem sibutramina, assim também como mulheres que estão amamentando.
5. Sibutramina causa impotência ou altera o apetite sexual?
Não há casos de impotência com o uso da sibutramina, mas pode ocorrer tanto o aumento quanto a diminuição do apetite sexual durante o seu uso.
6.Há risco de engordar o dobro ao parar de tomar sibutramina?
Não há esse risco, é apenas uma lenda. Mas é comum como falado anteriormente que pessoas que parem de tomar o remédio voltem a engordar, por isso é importante que seja feito um processo de reeducação alimentar e o acompanhamento de exercícios físicos, tudo isso em busca de uma vida saudável e regular sem o uso de medicamentos.
7. Dores na região abdominal e desregulamento da menstruação são causados pela Sibutramina?
Sim, cólicas, desregular o ciclo menstrual e cólica podem ser causadas pela sibutramina, porém não é algo comum, ocorrendo apenas em poucos casos.
Agora você já sabe tudo sobre como a sibutramina age em seu corpo caso o seu médico receite esse remédio para emagrecer. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.
Aproveite e receba mais de nossas dicas inscrevendo seu e-mail na lateral do site.
Veja também
tomo sibutramina,,e sinto colicas mentruais quais remedios posso tomar para aliviar a dor?
buscapam
Caso a menstruação escapar , eu continuo tomando a sibutramina? Obrigada!
Tomando a sibutramina eu também posso tomar algum suplementos para ganho de massa muscular magra?