Tapioca Engorda ou Emagrece?

Uma das dúvidas que mais tenho visto sobre calorias de alimentos, é sobre a tapioca, se a tapioca engorda ou emagrece?.

Isso por que muitos artigos falam que a tapioca engorda, enquanto vários outros dizem que ela pode ajudar em sua dieta para emagrecer.

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A tapioca tornou-se bastante popular nas mesas das famílias brasileiras em todos os cantos do país, pois é um alimento rápido, fácil e saboroso, além de ser pouco composto basicamente pela farinha, que é um alimento pouco calórico.

Para isso vamos falar sobre a tapioca respondendo essa pergunta, além de informar sobre os perigosos recheios e os benefícios.

A tapioca emagrece ou engorda?

A tapioca é um alimento feito da fécula extraída das raízes da mandioca, sendo que para venda a tapioca vem em forma de farinha. O seu consumo é alto nas regiões Norte e Nordeste do país. E após ter se popularizado deu margem ao questionamento: tapioca engorda?

Seu valor calórico é baixo – sendo que 2 colheres de sopa da farinha possuem 70 calorias. Ou seja, o problema não é a tapioca em si.

Em termos de emagrecimento, a tapioca é considerada uma fonte de energia, o que contribui para um melhor rendimento nas práticas físicas diárias.

Assim como também proporciona uma sensação de saciedade por muito mais tempo, deixando o metabolismo ativo, ajudando na redução de gordura, queimando as calorias.

Cabe assim finalizar alegando que a tapioca não engorda. O que deve ser atentado é a escolha do recheio utilizado para dar o sabor a tapioca.

Tapioca recheada engorda?

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O ponto preferido dos consumidores de tapioca é a montagem do recheio. Os ingredientes mais comuns utilizados no preparo da tapioca são: queijo, carnes magras – como peito de frango –, e frutas. É possível usar a tapioca com alimentos ricos em proteínas para potencializar o ganho de massa magra.

Há quem procure acrescentar um sabor doce ao alimento, utilizando banana ou mel. Quem está procurando aliar a tapioca com uma perda de peso deve esquecer ingredientes como o doce de leite e o chocolate, graças a suas altas taxas de calorias.

Porém, é possível fazer a tapioca recheada pensando em recheio saudáveis com poucas calorias que não farão com que você engorde.

Benefícios da tapioca

Ela é um alimento natural, sendo que possui baixo teor de sódio, não tem gordura, é rico em carboidratos e não contém glúten.

Sem a gliadina, proteína essa que está presente no glúten, a tapioca não favorece o aumento da gordura – principalmente abdominal –, e não contribui em qualquer inflamação no organismo.

Em sua composição estão presentes:

  • Vitaminas de complexo B;
  • Vitamina K;
  • Sais mineiras;
  • Ferro, cálcio e fósforo.

Ela pode também prevenir diabetes e reduzir o colesterol.

Sua composição, portanto, é composta apenas por mandioca e assim tem um gosto neutro. O segredo está na hora do recheio

Tapioca com recheios saudáveis para não engordar

Uma receita extremamente saudável é rechear a tapioca com chia, pois ela é rica em fibras, aumentando ainda mais a sensação de saciedade, diminui a glicose no sangue e possui vitaminas que auxiliam no sistema nervoso e é importante contra as doenças cardíacas.

Por mais que só a farinha tenha um sabor neutro, ela é uma alternativa interessante para aqueles momentos de ansiedade, principalmente porque aparece aquela vontade de consumir doces. Para casos assim, é sugerível acrescentar mel com chia.

A chia com suas propriedades tem funções importantes para o organismo e o mel vai acabar com a necessidade do doce ao longo do dia.

Dicas para fazer tapiocas sem engordar e conseguir emagrecer

Para não atrapalhar a dieta e a busca por perda de peso significativa, a tapioca pode ser recheada com algumas dicas a seguir:

  • Frango com legumes;
  • Ovo mexido com queijo;
  • Tomate e queijo cottage;
  • Ricota, orégano e tomate;
  • Queijo com ervas.

São alguns exemplos saudáveis, pois a tapioca é de fácil preparo e versátil é atraente a adoção desse alimento nas dietas atuais. O ponto chave é cuidar os recheios e combinações usadas para não ser um empecilho depois. Outras receitas boas para sua dieta para emagrecer, são as receitas detox.

Quando consumir tapioca

Como o jantar é a refeição onde se deve consumir menos calorias, a tapioca é altamente indicada, sendo também consumida com alguma salada ou proteína magra.

É bom lembrar que a tapioca também é um alimento ótimo para pré-treino, já que sua fonte provém de carboidratos simples – que são de rápida absorção e digestão –, o que ajuda no fornecimento de energia para praticar o treino tranquilamente e bem alimentado.

Agora você sabe que a tapioca pode tanto engordar, como emagrecer, dependendo da maneira como ela está inserida em sua dieta e da maneira como é consumida. Gostou do post? Curta e compartilhe!

One Response

  1. Dicas Emagrecimento Saúde 11 de April de 2016

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