O topiramato é um remédio anticonvulsivante, descoberto em 1979 nos Estados Unidos.
Por ser um remédio que age diretamente no sistema nervoso central, ele atua também como emagrecedor?
Para que o topiramato serve?
Logo que a medicação foi passada para a fase de pesquisas, o topiramato apresentou uma alta potência contra a epilepsia, sendo testado em pacientes mais graves – aqueles que possuíam crises incontroláveis – e também com aqueles que já se tratavam com outros medicamentos que já estavam disponíveis no mercado.
Logo quando foi disponível para o mercado, foi comprovado sua eficácia antiepiléptica – crises generalizadas e localizadas.
Porém, sua utilização foi logo aumentada para outros problemas neurológicos e psiquiátricos, além do próprio emagrecimento. Por isso, atualmente o topiramato é indicado para:
- Epilepsia;
- Obesidade;
- Transtornos de estresse pós-traumático;
- Enxaqueca;
- Alcoolismo e tabagismo;
- Transtornos alimentares; e
- Dependência em cocaína.
Efeitos colaterais do uso de topiramato
Reações adversas em pacientes – tanto jovens como adultos – foram relatadas. As mais comuns foram:
– Sonolência;
– Tonturas;
– Alterações do raciocínio e concentração;
– Perda de peso;
– Nervosismo;
– Fadiga; e
– Náuseas.
Além de outros incomuns, um problema bastante associado ao medicamento é o problema de cálculo renal, já que a eliminação do topiramato é via renal. A recomendação (que contém na bula) é a ingestão de bastante água durante todo o tratamento, para evitar esse efeito colateral indesejado.
Efeito emagrecedor
A finalidade do topiramato para o emagrecimento surgiu conforme o tempo de uso para a epilepsia. Mas com seus efeitos comprovados contra a dor de cabeça, dores neuropáticas e para tratamento de tremores, foi-se possível notar que o topiramato estabilizava humores, era um calmante e com isso afetava diretamente a diminuição do apetite.
O topiramato está sendo bastante indicado para pessoas que possuem características comportamentais de compulsão por alimentos.
Uma curiosidade interessante sobre o topiramato é que seu depósito no organismo se faz no tecido adiposo, ou seja, na gordura corporal. Essa característica se chama lipofilia, e seu efeito vai aumentando conforme o tempo e não ao contrário como outras medicações disponíveis, que perdem o resultado.
E é ali que o topiramato entra para a perda de peso.
Como ele age no sistema nervoso central, o topiramato age diretamente no controle da sensação de saciedade, inibindo o apetite.
Considerações
Existem teorias apontando os motivos pelo qual o topiramato consegue alcançar o emagrecimento.
Um bastante conhecido é pela mudança da sensibilidade do paladar, ou seja, há uma redução na saliva que por sua vez altera a sensação prazerosa de se alimentar, deixando a alimentação com uma sensação no paladar diferente. Confira os alimentos que aceleram o metabolismo.
Outro estudo apontou que o motivo principal se baseia na redução da produção de cortisol (hormônio o estresse que provoca um aumento da fabricação de insulina e consequentemente impacta o aumento de peso), pois com o tratamento do topiramato, a redução permite um emagrecimento fácil.
Outra teoria que foi proposta é na ação do topiramato na glicose e na eliminação da insulina, através da fase metabólica que facilita a perda de peso pela geração de energia proveniente de outros compostos existentes no sangue.
Percebe-se a similaridade com outras dietas voltadas para o emagrecimento, que fazem o corpo queimar os estoques de gordura existentes.
Pode-se afirmar que o topiramato é um facilitador no emagrecimento se e somente se for seguido por uma dieta equilibrada e regular, além da prática de atividades físicas.
Assim como qualquer outro medicamento e pelo oferecimento de diversos efeitos e riscos para a saúde, o topiramato só será indicado por um profissional da saúde, e com uma avaliação apropriada da situação de cada paciente.
Quaisquer dúvidas ou questionamentos, assim como temores em ingerir a medicação, devem ser levados para um especialista, o que será seguro e correto com o interesse na saúde geral do organismo.